Sobre este blog

Este nome é facilmente interpretado como 'Mundo Idiota', o que não deixa de ser, visto que atualmente vivemos em um mundo do TER e pior, do PARECER TER / SER, enquanto o que devemos valorizar é o SER. Mas o nome tem outro motivo. Uma pessoa que defende sua pátria é chamado de patriota, numa analogia a pessoa que defende o mundo seria o MUNDIOTA.
 

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Desigualdade já!

Sim, desigualdade, é isso que desejo a este mundo para que ele se torne melhor. E não estou maluco tampouco perdi a razão, muito pelo contrário.

As pessoas em nossa sociedade creem que é necessário igualdade, tratar as pessoas de modo igual, pois caso contrário poderá gerar problemas e uma desigualdade é muito mal vista em nossa sociedade. Mesmo vivendo num país capitalista, onde se abomina o socialismo, as pessoas parecem concordar com uma complacência imensa com posturas 100% socialistas, e realmente consideram isso como justiça.

As pessoas confundem igualdade de oportunidades com igualdade de ações. Uma coisa que realmente todos precisam ter em igualdade são as condições, condições de estudo, de saúde, de transporte, condições de se tornarem pessoas dignas e em condições de terem uma vida feliz. No entanto, para conseguirem estas condições não é necessário que as ações que todos devem sofrer sejam a mesma. Para eu dar as mesmas condições a duas pessoas distintas talvez seja necessário agir de modo muito oposto. Por exemplo, para que duas pessoas possam ter a capacidade de falar em público, talvez para uma que naturalmente é muito falante seja necessária uma ação que a ajude a se controlar um pouco, a pausar a fala, e para a outra que é muito quieta seja necessário ações para diminuir a timidez, dar-lhe confiança. Ou seja, para a mesma finalidade duas ações completamente distintas foram feitas. Isso é igualdade? Não, isso é justiça.

E por que falo isso? Acho incrível como a sociedade ignora certas 'igualdades'. Na faculdade para uma matéria será necessário o uso de calculadora. Eu não possuo uma 'só calculadora, ou seja, um equipamento que somente façam os cálculos. Possuo sim uma calculadora, mas num software no iPad. A professora já me conhece, sabe quem sou, que não colo, que faço a prova rápido e normalmente o primeiro a entregar, mas não permitiu que eu use o iPad para fazer os cálculos, isso porque no iPad pode-se ter várias coisas, inclusive cola. Minha postura e meu histórico junto a esta professora foi plenamente ignorado em nome da 'igualdade', já que se liberar o iPad para mim outros alunos irão querer, e provavelmente farão mau uso da ferramenta. E como é mais fácil 'controlar' as boas pessoas do que as más fica mais fácil para uma universidade, ou qualquer organização, punir os bons utilizando-se o conceito de igualdade travestido de justiça.

Justiça é tratar os diferentes de modo diferentes. Se uma pessoa tem condições de usar o iPad sem burlar nada nem tirar proveito além do permitido (no caso da calculadora) por que ela deve ser punida porque outro tiraria proveito? Isso é justo?

Mas Carlos, é complicado agir deste modo. Eu sei, mas o dia que começarem a agir deste modo os que não sabem fazer bons usos começarão a ver os prejuízos que eles estão tendo, e terão que correr atrás disso. E como conseguirão? Fazendo coisas certas, por muito e muito tempo. Enquanto continuarem fazendo isso, o nivelamento por baixo, os que fazem coisas erradas continuarão fazendo, e os que não fariam coisas erradas saem prejudicados.

O dia em que começar a haver pessoas com peito, com postura, que assumam a responsabilidade de promover justiça este país começará a exigir que as pessoas andem na linha, façam as coisas certas, até lá somente os que fazem as coisas certas é que serão prejudicados.

E como uma imagem vale mais que mil palavras, segue abaixo uma belíssima definição.


Nenhum comentário: